Voltar

Mosteiro da Serra do Pilar

Mosteiro da Serra do Pilar
Horário

 

Temporariamente encerrado para obras de requalificação. 

Localização
Largo de Aviz
4430-329 Vila Nova Gaia  
Sobre

Quando em meados do século XVI, por ordem de D. João III, os monges de São Salvador de Grijó foram transferidos para a serra de São Nicolau de Vila Nova, fundava-se neste local, em 1537, um novo mosteiro, com a invocação de São Salvador do Mundo.

Inserido na área classificada em dezembro de 1996 como Património Mundial da UNESCO, o Mosteiro da Serra do Pilar é hoje considerado um dos mais notáveis edifícios da arquitetura clássica europeia devido à igreja e claustro de planta circular.

Em 1809 o espaço do mosteiro foi ocupado pelas tropas de Wellington, quando foi planeado o ataque do exército português à cidade do Porto, então ocupada pelas tropas de Napoleão.

Já durante o Cerco do Porto, em 1832, o mosteiro foi transformado em fortaleza improvisada, acolhendo, atualmente, o Regimento de Artilharia da Serra do Pilar.

Durante o século XX, o mosteiro foi objeto de diversas campanhas de obras de conservação e restauro, funcionando aqui o espaço de divulgação “Património a Norte”, num lugar que é também um dos mais extraordinários miradouros para o rio Douro e zonas históricas do Porto e Vila Nova de Gaia.

 

A não perder!

Loja

 

Saber que podemos fazer parte das suas recordações, é para nós um enorme orgulho. 

Encontre criações singulares, concebidas de forma a caraterizarem o espaço que as inspirou e, em simultâneo, diferenciá-lo naquilo que o torna irrepetível. Descubra ainda livros, catálogos e diversas coleções sobre Arte e Património Cultural.