Voltar

Villa Romana de São Cucufate

Villa Romana de São Cucufate
Horário

Aberto: De 2 de maio a 15 de setembro: terça-feira a domingo das 10h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h30 | De 16 de setembro a 30 de abril: terça-feira a domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30

Encerrado: segunda-feira, terça-feira de manhã; 1 de janeiro; Domingo de Páscoa; 25 de abril; 5ª feira da Ascenção (feriado municipal); 1 de maio; 25 de dezembro

 

Entrada livre, enquanto decorrem os trabalhos de requalificação da área arqueológica. 

Localização

7960 Vila de Frades  
Sobre

Construida no século I d.C., a villa romana de São Cucufate foi um centro de exploração agrícola onde poderá ter residido o proprietário, dominando a paisagem a sul, até Beja.

Inicialmente com funções de casa agrícola, a villa irá desenvolver-se e monumentalizar-se até ao século IV, apresentando essencialmente duas fases distintas. A primeira data do século II, com um caráter urbano vincado através do desenvolvimento da habitação para o interior, fechada em si mesma e contando com a presença de pátios internos. Posteriormente, no século IV, é substituída por uma arquitetura voltada ao exterior, comprovada pela valorização das fachadas, pela multiplicação dos vãos e pela intensificação da ligação entre espaços interior-exterior, conferindo à habitação um caráter palaciano.

Apesar de sofrer descontinuidades, transformações e adaptações, a ocupação deste espaço prolongou-se até aos finais do século XVIII. Atualmente possui um centro de acolhimento e interpretação.

Esperamos por si! 

Loja

 

Saber que podemos fazer parte das suas recordações, é para nós um enorme orgulho. 

Encontre criações singulares, concebidas de forma a caraterizarem o espaço que as inspirou e, em simultâneo, diferenciá-lo naquilo que o torna irrepetível. Descubra ainda livros, catálogos e diversas coleções sobre Arte e Património Cultural.