Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Classificado desde 16 de junho de 1910, como Monumento Nacional, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha situa-se na margem esquerda do rio Mondego, em Coimbra.
A proximidade do rio foi um dos fatores para a edificação neste local. Contudo, essa proximidade marcou a história do mosteiro desde o início até aos dias de hoje. Se por um lado, a presença da água era uma mais-valia para a comunidade monástica e para o dia a dia no Paço Real, construído nas imediações do Mosteiro, por outro, as cheias cíclicas do Mondego, tornaram insuportável a vida intramuros obrigando ao abandono definitivo, em 1677, para o novo convento (Mosteiro de Santa Clara-a-Nova) no Monte da Esperança. As últimas cheias ocorreram em dezembro de 2019.
Durante a realização do projeto de recuperação e de valorização do monumento, a partir dos anos 90 do século XX, foram detetadas estruturas arquitetónicas góticas em bom estado de conservação que requereram uma campanha arqueológica vindo desvendar um vasto, variado e riquíssimo espólio.
Esperamos por si!
Saber que podemos fazer parte das suas recordações, é para nós um enorme orgulho.
Encontre criações singulares, concebidas de forma a caraterizarem o espaço que as inspirou e, em simultâneo, diferenciá-lo naquilo que o torna irrepetível. Descubra ainda livros, catálogos e diversas coleções sobre Arte e Património Cultural.