Mosteiro de Santa Maria de Salzedas
Aberto: Horário de Verão: terça-feira a domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 | Horário de Inverno: terça-feira a domingo das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30
Encerrado: segundas-feiras; 1 de janeiro; Domingo de Páscoa; 1 de maio; 25 de dezembro; 29 de setembro (feriado municipal)
Com a sua fundação intimamente ligada à figura de Teresa Afonso, esposa de Egas Moniz, o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas começou a ser contruído em 1168.
Largamente ampliado nos séculos XVII e XVIII, destacando-se um novo e monumental claustro no século XVIII, com traço do arquiteto maltês Carlos Gimach, este mosteiro masculino cisterciense conta com trabalhos de alguns dos maiores nomes da pintura em Portugal, como Vasco Fernandes (Grão Vasco), Bento Coelho da Silveira ou Pascoal Parente.
A extinção das Ordens Religiosas em Portugal em 1834, o mosteiro viu a sua igreja convertida em igreja paroquial e parte das dependências monásticas vendidas a privados. Classificado Monumento Nacional em 1997, em 2002, ao abrigo de protocolo com a Diocese de Lamego, o Estado Português iniciou o progressivo restauro dos edifícios e espólio.
A integração, em 2009, no Projeto Vale do Varosa, possibilitou a abertura do espaço ao público em outubro de 2011 e do seu núcleo museológico, onde é possível percorrer a memória do complexo monástico com a exposição “Fragmentos. Expressões da Arte Religiosa do Mosteiro de Santa Maria de Salzedas”.
Venha descobrir a rede de monumentos Vale do Varosa. Esperamos por si!
Saber que podemos fazer parte das suas recordações, é para nós um enorme orgulho.
Encontre criações singulares, concebidas de forma a caraterizarem o espaço que as inspirou e, em simultâneo, diferenciá-lo naquilo que o torna irrepetível. Descubra ainda livros, catálogos e diversas coleções sobre Arte e Património Cultural.